Vencedores da quinta edição
Conheça as empresas vencedoras nas categorias “Meio Ambiente” e “Responsabilidade Social”, e a empresa contemplada com a Menção Honrosa do Sebrae Rio, na edição 2024 do Prêmio Visão Consciente.
CATEGORIA MEIO AMBIENTE
Ciclo Orgânico Compostagem Ltda.
Projeto: Ciclo Orgânico
O destino do lixo urbano é uma questão que preocupa quem pensa em um futuro sustentável para o planeta. Com atuação nesse segmento, a empresa Ciclo Orgânico Compostagem Ltda. desenvolve um trabalho pioneiro e inovador na cidade do Rio de Janeiro, que transforma em adubo o lixo orgânico de residências e empresas. Por meio de pagamento mensal, a empresa fornece aos clientes recipientes para o armazenamento dos resíduos, que são coletados semanalmente.
A empresa reúne 40 colaboradores, que fazem mais de 13 mil coletas mensais, realizadas com veículos de baixa pegada de carbono (triciclos de carga, tuc-tucs elétricos e triciclos motorizados). Mensalmente, os clientes recebem dois quilos de composto e sementes de hortaliças, além de relatórios sobre o impacto positivo no meio ambiente.
Mas o lixo orgânico também resulta na doação de cerca de 5 toneladas mensais de adubo orgânico a projetos sociais de hortas comunitárias em creches, escolas e instituições parceiras instaladas em comunidades. Com essa ação, a Ciclo Orgânico promove a conscientização ambiental, incluindo as redes sociais, que impactam mais de 60 mil pessoas diretamente.
Representante: Lucas Chiabi
Bo Companies Comércio e Locação de Roupas e Acessórios S/A
Projeto: Investindo na Bolsa e em Armários Compartilhados
Muito se fala de moda sustentável. A Bobags nasceu para mostrar aos consumidores como isso ocorrer no dia a dia. Uma das primeiras plataformas de rental e resale do Brasil, com mais de uma década de mercado e tecnologia própria, a empresa oferece o closet dos sonhos: mais de 10 mil peças para alugar ou comprar, sempre ao seu alcance. Ou seja, se for para usar pouco, alugue!
Nessa revolução da moda mais consciente, a Bobags criou o projeto Investindo na Bolsa e em Armários Compartilhados, não apenas destinado a investidores em busca de diversificação, mas também como uma solução mais sustentável para o consumo. Na prática, o projeto une grupos de pessoas do ecossistema da empresa. Por meio de instrumento jurídico, foi criada uma estrutura que utiliza a ciência de dados da plataforma para calcular retorno financeiro, giro e outros indicadores para um bom mix de produtos.
A Bobags acompanha um indicador de compartilhamento e, hoje, 15 pessoas acessam uma mesma peça antes que ela seja vendida. A visão circular que essa proposta oferece traz um olhar mais sustentável, cuidando para que itens sejam compartilhados e usados por mais pessoas e ainda reinseridos para novos donos. Isso tudo gerando bons retornos financeiros para quem investe.
Representante: Isabel Braga Teixeira
Globo Comunicação e Participações S/A
Projeto: A Globo ainda mais verde: uma nova frente em ações de sustentabilidade nos Estúdios Globo
O Projeto Produções Verdes é fruto de um mapeamento de ações sustentáveis que a Rede Globo realizou para identificar iniciativas de sustentabilidade que poderiam ser adotadas em diferentes áreas dos Estúdios Globo, entre elas, cenografia, arte, tecnologia, produção, suprimentos, caracterização e figurino.
Alinhado à Agenda ESG 2030, o Produções Verdes é um protagonista que reverbera as melhores práticas sustentáveis, nas instalações da emissora, ao implementar e difundir ações que preservam os recursos naturais. E, diante do desafio de disseminar a cultura ambiental na Globo, foi elaborado um guia de boas práticas para ser utilizado pelas equipes de todas as novelas, séries e programas de variedades produzidos pelos Estúdios.
E para que ninguém fique fora de cena, o Produções Verdes também chegou aos diretores, autores e roteiristas, que têm o papel de reforçar a importância do tema nos conteúdos, nas telas e nas diferentes plataformas da Globo.
Representante: Bruno Lery
CATEGORIA RESPONSABILIDADE SOCIAL
Audima Desenvolvimento de Softwares Ltda.
Projeto: Audima
A startup carioca foi além da tecnologia ao desenvolver um projeto que transforma a maneira como as empresas se comunicam, tornando o mundo digital mais acessível e inclusivo para todos, impactando milhões de pessoas com deficiências ou limitações no acesso à informação on-line. Assim nasceu o Audima, voltado para o público B2B (Business-to-business).
O projeto é voltado a empresas que desejam fortalecer suas práticas ESG, nos aspectos sociais e de governança. A tecnologia B2C (Business to Consumer) do Audima beneficia pessoas que encontram barreiras no acesso ao conteúdo digital, como idosos, pessoas com deficiência visual, auditiva e motora; pessoas com vista cansada; analfabetos funcionais e neurodivergentes.
Por meio do Audima, as empresas oferecem uma experiência digital acessível e inclusiva, ampliando o alcance de todos, independentemente de suas limitações, para que possam acessar informações de forma clara. Dessa forma, o projeto conecta a necessidade das empresas de inclusão digital à melhoria da qualidade de vida dos indivíduos.
Representante: Luiz Eduardo Pedroza
Zerezes Design, Produção e Comércio de Artesanatos S/A
Projeto: ABC Zê
Pesquisas apontam que problemas de visão não tratados são responsáveis por mais de 20% da evasão no Ensino fundamental no Brasil. Esse fato preocupante entrou no foco da Zerezes Design, marca carioca consagrada de óculos, que decidiu, então, transformar a vida de muitas dessas crianças, facilitando o acesso à visão de qualidade e, obviamente, contribuindo para reduzir a evasão escolar.
E, num piscar de olhos, surgiu o projeto ABC Zê, dedicado a alunos, entre 6 e 12 anos, de escolas públicas. Além de formar parceria com duas instituições que realizam exames de refração, a Zerezes oferece armações para a fabricação de óculos de grau. A proposta arrebatou os corações dos funcionários que aderiram à iniciativa como voluntários.
Os números comprovam o sucesso: em 2024, já são cerca de 10 mil óculos doados em 37 escolas da rede municipal. A meta agora é expandir o projeto, de uma forma operacionalmente viável, para todas as escolas públicas do Rio de Janeiro.
Representante: Paula Duarte
Ipiranga Produtos de Petróleo S/A
Projeto: Inclusão Tech
Gigante do ramo de distribuição de combustíveis e varejo, a Ipiranga convivia com uma necessidade desafiadora para a sua equipe de Pessoas e Sustentabilidade: a dificuldade de atrair e reter bons profissionais de TI. Mas esse obstáculo acabou, na verdade, servindo de estímulo para a empresa, que leva a sério seu compromisso com as agendas de inclusão social e diversidade. E partiu para a ação: criou um programa de abrangência nacional, realizado em modo remoto, para formar 300 pessoas com deficiência nas disciplinas de Inteligência de Dados e Product Design.
O programa, de caráter social, ofereceu capacitação em tecnologia para esse grupo, com baixa ou nenhuma formação em tecnologia, e proporcionou a inclusão de parte dos integrantes na empresa. Permitiu ainda a aceleração de carreira para os selecionados, por meio de programas de desenvolvimento profissional e mentorias com gestores, além de novas trilhas de treinamentos especializados. Para participar, era necessário ser maior de 18 anos.
É com orgulho, a empresa considera o Inclusão Tech um modelo de inclusão, que possui em sua essência um importante fator emocional ao lidar com a esperança de pessoas que, em geral, têm poucas oportunidades no mercado de trabalho. Exatamente por isso, o programa precisava ser genuíno e verdadeiro. E ele é! Enfim, uma iniciativa que pode ser replicada dentro e fora da Ipiranga.
Representante: Ana Bárbara Elias
MENÇÃO HONROSA DO SEBRAE RIO
PAM Membranas Seletivas Ltda.
Ser uma empresa capaz de promover soluções a seus clientes no ramo de tecnologia de membranas e, além disso, se tornar referência de sustentabilidade, comprometimento e eficiência. A missão foi cumprida e a PAM Membranas é pioneira na fabricação de membranas de microfiltração e ultrafiltração, tecnologia de ponta para reuso da água e tratamento de efluentes.
E a empresa foi além. A evolução das membranas está alinhada às propostas de tecnologias limpas, a chamada “pegada verde”, que busca reduzir o impacto sobre o planeta e os recursos naturais. Seu uso abrange a purificação de gases de exaustão emitidos pelas termoelétricas e outros setores que geram gases de efeito estufa, nocivos ao meio ambiente. As membranas são uma tecnologia limpa de geração mais avançada, tanto em água quanto em gás.
Outro diferencial é a personalização dos equipamentos, projetados individualmente, de acordo com as características da água e/ou afluente que se deseja tratar, área disponível de instalação, materiais necessários, vazão e finalidade do tratamento (utilização, reuso ou descarte).
Representante: Dilson da Costa Maia Filho